Michael buscou intervir na Coreia do Norte


Michael Jackson tentou libertar do cativeiro duas jornalistas dos E.U.A.  - Laura Ling e Euna Lee trabalhavam em um relatório sobre mulheres refugiadas sequestradas por traficantes de seres humanos.

¨A última vez que falei com meu amigo Michael Jackson foi de cerca de três semanas antes de sua morte. Ele me chamou tarde da noite para perguntar sobre uma das minhas amigas próximas, ele havia lido a notícia. Laura Ling, uma ex-colega e amiga, foi detida inicialmente por guardas de fronteira norte-coreanos junto com sua colega Euna Lee em 17 de março (ambas são jornalistas americanas).

Desde então, elas foram presas, tinha muito pouco contato com seus familiares ou colegas ocidentais, e sofreram um julgamento secreto no qual foram condenadas a 12 anos de trabalho pesado. No momento presente em que escrevo, não está claro onde Laura e Euna estão - se permanecem em uma casa de hóspedes do governo, ou se mudaram para o campo de trabalho coreano aonde muitos não sobrevivem.

Michael tinha lido alguns dos detalhes sobre a situação de Laura e Euna. Como frequentemente Michael estava envolvido em leituras sobre eventos globais - da fome na África para vítimas de desastres naturais em países distantes, para órfãos criados pelas guerras - ele sentia um profundo sentimento de empatia por Laura e Euna. Quando eu compartilhei com ele que Euna tinha uma filha de quatro anos de idade, ele ficou ainda mais angustiado.

Ele me perguntou se eu tinha tido qualquer contato com Laura. Eu lhe disse que tinha escrito algumas palavras e tinha sido garantido que estavam sendo entregues. Fora isso, sua própria família só tinha ouvido falar dela duas vezes no período de três meses, desde que elas haviam sido presas. Quando eu disse a ele, Michael fez uma pausa.

"Você acha", ele disse, hesitante, "que o líder da Coréia do Norte poderia ser um fã meu?"

Eu realmente não sabia como responder. Não se sabe muito sobre o recluso Kim Jong Il ou "Querido Líder", como ele é chamado na República Popular Democrática da Coreia. Ao longo dos anos, tem sido alegado que ele tem uma 'queda' por Hollywood, algumas estrelas da NBA, Elvis e artistas específicos. Ainda assim, eu nunca tinha ouvido falar sobre qualquer ligação entre Michael Jackson e Kim Jong Il.

Michael disse que ele tinha visto algumas fotos na internet do ''Querido Líder''. "Você sabe, ele veste jaquetas como as minhas." É verdade. Michael sempre teve um fascínio com jaquetas militares, os tipos de marcadores e emblemas na golas e ombros.

"Por favor", disse Michael respondeu sem hesitação, "porque talvez, se ele for um fã, eu poderia ajudar a trazer essas meninas para casa."

Expliquei a Michael que havia maiores questões geo-políticas envolvidas, os programas nucleares, uma nova administração a tentar afirmar a sua estratégia de política externa (Obama), e outro na NK, possivelmente passando por algum tipo de transferência de poder. "Sim", Michael disse melancolicamente ", mas se alguém quiser fazer algo de bom, eles só podem. Eles realmente não precisam se preocupar com todas as outras coisas. "

E isso foi realmente o fim daquela conversa. Eu mantive minha promessa de tentar ver se eu poderia encontrar uma conexão entre o MJ e KJI, mas infelizmente eu não era capaz. Antes que eu fosse capaz de dar um retorno para Michael, a notícia sobre sua morte trágica me quebrou. As homenagens comemorativas começaram.

Em seguida, a ironia me ocorreu: não há realmente apenas uma pessoa no mundo que poderia fazer uma homenagem realmente mais significativa para Michael Jackson. Se, de fato, Kim Jong Il já era fã de Michael Jackson, já se engasgou no moonwalk do Michael, sorriu com Thriller, cantarolou ao som de Jackson Five ou qualquer um dos hits de Michael, o seu perdão à Laura Ling e Lee Euna e o ato de enviá-las para casa com suas famílias seria um profundo ato de compaixão, uma verdadeira homenagem a um homem cuja morte deixou o mundo inteiro de luto.

Qual a melhor maneira de reinventar a si mesmo e sua própria imagem em conflito do que Kim Jong Il para enviar uma mensagem de esperança, o perdão e a empatia como uma comemoração de possivelmente o maior ícone do nosso tempo? É um ato que seria histórico, coberto por todos os órgãos de imprensa no mundo, e seria imortalizado nos anais do tempo.

Ai de mim, talvez eu seja ingênuo de ter tantas esperanças para as minhas amigas, a pensar que os líderes das nações podem ser influenciados pela vontade de grandes artistas. ... Ou talvez não.

Para mim, a memória de Michael será sempre como um grande amigo e mentor. Para muitos em todo o mundo, será como um artista e ícone musical brilhante. Não seria surpreendente se um Kim Jong Il o homenageasse - pós-morte - como um ato humanitário verdadeiramente grande?¨

 Gotham Chopra 

E a boa notícia chegou em abril de 2011...

¨Nos últimos meses, juntamente com alguns amigos comprometidos e apoiadores, tenho procurado através de blogs e artigos chamar a atenção sobre a situação da minha amiga íntima de Laura Ling e sua colega Euna Lee, que foram presas na Coréia do Norte durante os últimos 4,5 meses. Hoje, por causa dos esforços de muitas pessoas, incluindo os milhares de militantes, apoiantes e simpatizantes em canais como este, Laura e Euna foram perdoadas e estão atualmente a caminho de casa para as suas famílias com o ex-presidente Bill Clinton.¨

Gotham Chopra




Fontes:
Por Herald Bureau de Contribuintes de Paris em 07 de julho de 2009
http://www.heralddeparis.com
http://www.huffingtonpost.com
http://www.zimbio.com